Angelita Scardua

In Uncategorized on maio 25, 2009 at 9:42 pm

O conteúdo deste blog está em novo endereço: Os Sentidos da Felicidade.

Clique AQUI para ler o post desta página

  1. Oi Angelita!

    Eu sou a Nanda dos outros comentários, coloquei meu sobrenome, porque tinha outra Nanda pela blogosfera.

    Gosto muito de seus textos, e me interesso pela psicologia positiva, tenho lido com muita atenção o resultado dos estudos dessa área.
    Li Felicidade Autêntica. E venho lendo revistas e artigos sobre o assunto, tem outro blog que fala disso o Eudaimonia’s que também venho lendo, aliás… Ele é seu também?

    Bom eu tenho em casa a coleção do Carl Sagan, Cosmos. Já assisti algumas vezes e achei a forma dele explicar o universo físico muito legal.

    Não gosto de misticismo, mas também não aprecio o cientificismo absoluto, para mim é só outro tipo de superstição com aval científico.

    A vida tem mistérios que cientista nenhum vai poder sondar. Não nos é dado conhecer tudo.

    E isso não faz mal a ninguém!

    Abraços!

    • Olá Nanda,

      A Psicologia Positiva oferece uma perspectiva muito interessante sobre a vida humana, que é a crença na possibilidade de que podemos viver uma vida melhor, sempre! Foi isso que me atraiu na PP, a batalha contra uma visão determinista e pessimista da vida. É claro que a Psicologia Positiva, por ser ainda muito jovem, tem seus problemas e inúmeros desafios a serem vencidos quanto a encontrar soluções viáveis para a aplicação prática dos conceitos, à luta para desvencilhar-se do risco de ser confundida com a auto-ajuda…Há um longo caminho pela frente para que a Psicologia Positiva se afirme como ciência e como psicologia. Contudo, é inegável que a tentativa de focar positivamente nas potencialidades humanas agrega muito valor ao campo psicológico, em especial numa época tão desesperançada quanto a nossa.

      O Eudaimonia é meu sim! Eudaimonia era o antigo nome do meu blog sobre Felicidade, que foi reformulado. Mudei o layout e o nome do blog. Agora, o antigo Eudaimonia tem o meu nome: Angelita Scardua.

      Concordo com você quanto a haver mistérios ainda insondáveis no universo para a mente humana. Contudo, não estou bem certa de ser impossível desvendá-los, algum dia. Talvez, essa impossíbilidade, caso ela exista, se deva muito mais ao fato de que as coisas mudam, se transformam – incluindo nós e o universo – e, talvez, por isso o que hoje temos como compreensão pode não ser suficiente amanhã. Ou, ainda, o que ontem achávamos que comprendíamos, se modifica e volta a desafiar nosso entendimento…

      …também, penso que pode não haver limites para o conhecimento, gosto desta idéia! Assim, se não sabemos alguma coisa, não seria porque somos incapazes de compreendê-la mas porque ainda não temos os recursos cognitivos e/ou emocionais para tanto. Nossa grande limitação, como espécie, é muito mais o tempo do que a inviolabilidade do universo que habitamos. É o tempo que impõe restrições ao que podemos conhecer, seja como indivíduo ou como grupo. Tanto é que o sabemos hoje seria impensável para aqueles que viveram há apenas 100 anos atrás. Seja como for, o fato é que o conhecimento, sua viabilidade ou não, implica muitas possibilidades…Rs!

      Seja bem-vinda, Nanda, hoje e sempre. E, mais uma vez, agradeço os elogios.

Deixe uma resposta

