Angelita Scardua

In Uncategorized on outubro 30, 2008 at 10:36 pm

O conteúdo deste blog está em novo endereço: Os Sentidos da Felicidade.

Clique AQUI para ler o post desta página

  1. Fiquei intrigado com o clipe da música Sonne, da banda Rammestein e gostaria de debater mais sobre a idéia que ele busca trazer (se houver alguma de fato…).

    As imagens, a letra da música, as ações tomadas pelos “anões” e pela “branca de neve”, tudo me pareceu um conjunto bem confuso.

    Gostaria de ter acesso a opiniões e críticas mais completas sobre o assunto.

    Obrigado pela atenção.

    • Olá André,

      talvez você tenha ficado intrigado porque o clipe não tem nenhuma relação com a letra da música, certo? Mas é isso mesmo. O clipe é uma coisa e a letra da música é outra…Rs! Explico:

      Numa entrevista dada a uma revista alemã, os integrantes do Rammstein explicaram a origem do clipe. Segundo eles, a idéia para o clipe surgiu quando eles estavam discutindo sobre o que deveriam filmar. Um dos guitarristas da banda estava com um livro de contos de fada no qual havia o conto da Branca de Neve. Segundo ele, no livro a princesa era descrita como o “sol” da vida dos anões. Daí veio a idéia para o clipe, já que Sonne é sol em alemão.

      Mas, é claro que a versão da Branca de Neve do Rammstein não poderia ser tão “pura” quanto a versão de Walt Disney, por exemplo. Afinal, o Rammstein é reconhecido por seus clipes “pertubadores”! Em sues clipes, a banda tem uma predileção por temas associados ao sexo, à violência e à crueza da vida, tudo isso sem qualquer glamour. Portanto, é bem aceitável que a Branca de Neve num clipe do Rammstein seja uma dominatrix viciada, e que os anões sejam trabalhadores rústicos e sujos.

      A versão nada ingênua da Branca de Neve no clipe do Rammstein, penso eu, tem a ver também com o fato de que a banda parece possuir uma perspectiva muito masculina do mundo. Masculina no sentido mais biológico, tradicional mesmo do termo. Se eu tivesse que associar o Rammstein a um filme, eu diria que qualquer um de Sergio Leone seria ideal. Essa masculinidade visceral da imagem do Rammstein pode ser observada, por exemplo, na escolha dos temas das músicas, e de como eles são tratados nas letras. O que quero dizer com isso?…

      …quero dizer que nos clipes do Rammstein há uma ênfase na ética do grupo de amigos, na referência à disputa por território, no mundo do trabalho pesado, no comportamento criminoso do tipo máfia, na visão da perversão como estando associada ao homossexualismo ou a submissão do homem ao poder da mulher, etc. Da mesma forma, na média, as mulheres aparecem nos clipes da banda como doces companheiras ou vadias perversas, o que é algo bem típico do imaginário sexual masculino. É claro que a Branca de Neve do clipe Sonne está na segunda categoria…Rs!

      Os integrantes do Rammstein também falaram na entrevista que a inspiração para as imagens do clipe veio de uma antiga série da TV alemã. Essa série, que passava quando eles eram crianças, apresentava versões dos contos de fada utilizando recursos teatrais como a iluminação típica dos palcos teatrais e o uso de bonecos e objetos em escala para dar a sensação de gigantismo e/ou nanismo. A cena dos integrantes da banda (caracterizados como anões) em volta da Branca de Neve sentada, utiliza o recurso do boneco articulado. Nessa cena, a Branca de Neve é uma boneca com mãos mecânicas. O recurso do cenário em escala também é usado na ambientação da casa dos anões e nas cenas em que aparece o caixão da Branca de Neve. Nessas situações, os móveis e objetos foram construídos em tamanho muito maior do que o normal para que os integrantes da banda parecessem anões.

      Quanto à letra da música…a história é a seguinte: o Rammstein fez a música Sonne para ser tema do boxeador ucraniano Vitali Klitschko. O sol da letra seria o próprio Klitschko, mas ele rejeitou a música depois de ouví-la. Na visão do boxeador, a música é muito pesada!

      Há também uns idiotas que insistem na tese de que o Rammstein é uma banda nazista, e que a letra da música seria uma referência aos símbolos nazistas e à sua filosofia. Infelizmente, tem gente que continua acreditando que tudo o que é germânico é nazista. Apesar dos integrantes da banda reiteradamente negarem qualquer vínculo com ideologias fascistas, os preconceituosos de plantão insistem em rotulá-los de nazistas, apenas porque eles são brancos e alemães cantando na língua pátria. Oh! Céus…É isso!

  2. Fantástica a sua análise do clipe e da banda. Conheci o grupo sem querer mais agora to viciado nas músicas. abraços

    • Olá Daniel,

      seja bem vindo! Agradeço os comentários, eu também sou uma fã do trabalho do Rammstein, eles são meus companheiros de trânsito…Rs! Como detesto dirigir na cidade, procuro me cercar daquilo que gosto enquanto enfrento o tráfego. Há outros clipes do Rammstein, com análises que fiz, aqui no Blog, Aqui e Aqui.

      Um abraço e volte sempre!

  3. olha gente eu adoro essa banda escuto direto ainda mais quando estou dirigindo, me da uma certa paz. e os clipes a estes dispenção comentario.bem a letra eu não entendo mas neste clipe o ritimo fica perfeito

    • Olá Jacques,
      rammstein é realmente uma banda legal. É fácil achar as letras das músicas na rede, as melhores traduções são em inglês.
      Seja sempre bem-vindo!

  4. Estou indignada com essa analise – parabens angelita pela inteligencia – é raro hoje em dia achar pessoas que estao abertas para discutir sobre temas do nosso cotidiano – Rammstein é demais !

    • Olá Larissa,
      agradeço o elogio! Eu gosto muito de discutir as coisas “banais”. O dia-a-dia, o cotidiano, a vida ordinária costuma se rmuito encantadora, só depende de como olhamos para ela. Também acho Rammstein demais!
      Seja sempre bem-vinda!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: